Estudar para concurso público é uma decisão que precisa ser acompanhada de uma mudança de estilo de vida, que vai impactar tanto você, como sua família e seus amigos. A jornada do concurseiro nunca será ideal. Boa parte daqueles que passam por diversas e diferentes situações nas suas vidas. Alguns com mais “facilidades” e outros com mais “dificuldades”.
As duas palavras estão entre aspas porque é natural que a percepção do que seja facilidade ou dificuldade seja diferente para cada pessoa. Assim, é necessário estabelecer uma rotina de estudos condizente com seus objetivos, sejam de curto, médio e longo prazo, bem como aderente com a sua estrutura familiar e com o “contrato” realizado com o seu parentes.
Gostaria de fazer um paralelo entre estudar para concurso público e emagrecer que tornará tudo bem mais claro…
EMAGRECER x ESTUDAR PARA CONCURSO
Primeiro, imagine que determinada pessoa tenha um IMC alto (Índice de Massa Corporal), sendo assim considerada obesa. Por indicação médica, em geral, recebe-se as seguintes recomendações:
- Pratique exercícios com regularidade;
- Alimentação equilibrada.
- Equilibre a mente
O que acontece?
A maioria das pessoas inicia uma dieta sem qualquer planejamento ou conhecimento sobre aquilo que vai fazer. O indivíduo corta drasticamente os carboidratos e o açúcar, diminui a quantidade de refeições durante o dia. Faz a dieta que um conhecido fez e que deu certo… Enfim… Faz de qualquer jeito. Sem planejamento e sem conhecimento mínimo. Vai dar certo? Pode até dá, mas o que geralmente acontece depois:
- Desiste nas primeiras semanas quando não ver quase nenhum resultado;
- Desgaste com pessoas mais próximas, culpando-as porque sabotam “sua dieta”;
- Ao final da primeira tentativa, já tem um peso maior do que tinha antes;
- Sentimentos de frustação e de incapacidade podem ser desencadeados;
Agora, se o individuo que quer emagrecer procurar uma orientação profissional (médicos, nutricionistas ou educadores físicos) e/ou procurar adquirir conhecimentos sobre, por exemplo, como consumir alimentos mais saudáveis, a probabilidade de sucesso da jornada dessa pessoa (perder de peso) será maior. Não é mesmo?
Sabemos que nem todas as pessoas têm as mesmas condições financeiras para aumentar as chances de sucesso, mas existem alternativas que amenizam a falta de grana.
Qualquer pessoa passou ou vai passar ou conhecer alguém que tomou a DECISÃO de emagrecer. Os conselhos acima são para todas as pessoas, sem exceção. Mas qual o elemento que, em essência, faz toda a diferença? Podemos sintetizar em uma palavra!
DEDICAÇÃO
Dedicação é a capacidade de manter-se focado no objetivo
Manter o foco consiste, dentre outras coisas, é ter a aderência ao processo de emagrecer. Fazer exercício físico precisa ser um hábito. Entrar na rotina. Ser uma ação natural do seu dia. Não é uma questão de vontade. É uma questão de hábito que deve ser internalizado para toda a sua vida.
Passou uma semana… Não vi resultado… Continua…
Passou um mês… Vi resultado, mas foi pouco… Continua…
Passou três mês… Pessoas falam que estou diferente…. Continua…
Passou um ano… Vi um resultado muito bom… Mudei completamente o meu corpo, estou consciente da minha capacidade…Continua…
Passou dois anos… Estou muito bem fisicamente… Continua para sempre…
ATO DE ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO
Acho que você já entendeu o que quero falar aqui. Dedicação e aprovação são duas palavras que devem andar juntas na preparação para concursos públicos. E para elas andem de mãos dadas, é preciso que o estudo tenha os seguintes atributo (que serão detalhados em outros textos):
- Frequência – Quantidade de horas diárias/semanais condizente com o perfil da pessoa e condizente com os objetivos estabelecidos;
- Habitualidade – Estudar deve ser um hábito. Não um tormento ou um castigo. É necessário para a aprovação;
- Planejamento – Organização dos estudos considerando resultados pretendidos a curto, médio e longo prazo;
- Estratégia – Todas as atividades precisam ter uma estratégia inteligente de execução. Você não precisa ter todo o conhecimento da matéria para acerta a questão, por exemplo. Você precisa marcar a alternativa correta. Ponto final! Lembre-se que se concurso público fosse correr de um leão, você não precisaria correr mais do que o animal, você precisaria correr mais rápido daquele que está ao seu lado, isto é, mais rápido do que a concorrência;
- Inteligência – Utilizar-se dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade ao estudar as disciplinas;
Fazendo um paralelo com o ato de emagrecer temos algo bastante similar:
Passou uma semana estudando… Não vi resultado… Continua…
Passou um mês estudando… Vi resultado, mas foi pouco… Continua…
Passou três mês estudando… Vi resultado, mas ainda estou meio atrapalhado com algumas matérias básicas…. Continua…
Passou um ano estudando… Vi um resultado muito bom… Matérias básica estou bem, estou consciente da minha capacidade…Continua…
Passou um ano estudando e … Passei sem terminar os estudos…Continua? Quero um cargo melhor… Continha…
Passou dois anos estudando … Passei em um concurso de ponta…Continua ou Para?
A realidade para quem vai passar e para que não vai é como durante esse período de um a dois anos o individuo teve dedicação. Vai dar certo sempre para todo mundo?
Por fim, coloco esse trecho do Filme do Rocky Balboa:
Ninguém vai bater tão duro quanto a vida. Não há justiça. Mas o que conta é o quanto você aguenta e levanta novamente. Isso é a trajetoria de um concurseiro. Vai ser dificil e duro. Mas cabe a você continuar até conquistar aquilo que você deseja ter!
Boa Sorte
Prof. Daniel Façanha